Notícias 02, Dez, 2019

Transcultural Nursing: A European Priority, a Professional Responsibility

Enfermagem Transcultural: Uma prioridade europeia, uma responsabilidade profissional (TC-Nurse)

Projeto Erasmus+  KA2

Início: 01-09-2018 - Término: 31-08-2021
Project Reference: 2018-1-ES01-KA203-050800
Orçamento: 302.052,00 EUR


O Politécnico de Portalegre, através da Escola Superior de Saúde, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais participa como parceiro no Projeto Erasmus+ dedicado à temática: Enfermagem Transcultural: Uma prioridade europeia, uma responsabilidade profissional (TC-Nurse).
Este Projeto tem a duração de 48 meses e pretende abordar a diversidade cultural, linguística e religiosa e promover a apropriação dos valores comuns, a igualdade, a não discriminação e a inclusão social através da educação e da formação ao nível do ensino superior, em especial nos cursos de saúde. Em particular, este projeto tem como objetivos:
1) Promover o desenvolvimento de competências sociais, cívicas e de pensamento crítico, não só entre os estudantes de enfermagem participantes e o pessoal docente e clínico, mas também entre as principais partes interessadas e os decisores políticos a nível local e regional em todos os países participantes.
2) Combater a discriminação, a segregação, o racismo, o bullying e a violência nos cuidados de saúde através da realização de investigação preliminar nesta área, e subsequente criação de um módulo de aprendizagem mista multinacional em enfermagem transcultural.
Os objetivos do projeto, as ações, a metodologia e os resultados foram concebidos para:
1) Permitir que a equipa do projeto desenhe um quadro claro e realista da transculturalidade e da diversidade cultural aos níveis académico, de saúde e social.
2) Testar a implementação da CLIL (Content and Language Integrated Learning) como metodologia de ensino no ensino superior, num ambiente multinacional, multicultural e multilingue permitindo em simultâneo a aquisição de competências culturais, profissionais e linguísticas.
3) Liderar a elaboração de conteúdos e materiais de ensino e aprendizagem recentemente desenvolvidos sobre enfermagem transcultural.

Parceiros: 
- Universidad San Jorge, Zaragoza, Espanha ;  
- Istambul Aydin Universitesi Vakfi, Istambul, Turquia; 
- Artesis Plantijn Hogeschool Antwerpen, Antuérpia, Bélgica; 
- Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, Portugal.

Gestor de contacto: Professor António Casa Nova (ESS)
Equipa: Margarida Coelho (ESTG), Teresa Coelho (ESECS), Raul Cordeiro (ESS)

Link: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details/#project/2018-1-ES01-KA203-050800

Facebook: https://www.facebook.com/TCNurseProject/