Mestrado em Enfermagem

Candidaturas abertas até dia 16 de Maio. Ver Edital de Abertura

ENQUADRAMENTO DO CURSO

Curso em associação - Consórcio nacional. Promovido por: Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde; Universidade de Evora - Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus; Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde; Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias; Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Saúde.
Protocolo Rotativo (gestão administrativo-financeira da responsabilidade da instituição de acolhimento da edição)
Instituição coordenadora em 201.7/2018: Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde

OBJETIVOS DO CURSO

- Desenvolver conhecimentos e competências para a intervencão especializada num domínio de enfermagem, evidenciados em níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão, tendo em conta as respostas humanas aos processos de vida e aos problemas de saúde; 2. Promover a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, com recurso à investigação, a uma prática baseada na evidência e aos referenciais éticos e deontológicos; 3. Capacitar para a governaçãao clínica, a liderança de equipas e de projectos bem como para a supervisão e gestão dos cuidados, nos diferentes contextos da prática clínica;

- Contribuir para o desenvolvimento da disciplina e da formação especializada.

O curso disponibiliza sete áreas de especialização:

  • Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública *
  • Enfermagem de Reabilitação*
  • Enfermagem de Saúde Familiar
  • Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica*
  • Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica *
  • Enfermagem Médico-cirúrgica. A Pessoa em situação crítica *
  • Enfermagem Médico-cirúrgica. A Pessoa em situação crónica e paliativa

(* Especialização com parecer favorável da Ordem dos Enfermeiros)

 

Esta oferta formativa, com as suas características de mestrado profissionalizante, entrecruza-se com a investigação e a extensão comunitária. Ao propor formar mestres em áreas especializadas de enfermagem, visamos qualificar profissionais para uma prestação de cuidados diferenciada e de qualidade acrescida às populações. Privilegiando a formação e qualificação de alto nível, os objetivos definidos para este mestrado incluem-se no âmbito do projeto educativo, científico e cultural das Instituições de Ensino Superior envolvidas, associando as dimensões da extensão comunitária bem como a cooperação e intercâmbio cultural, científico e tecnológico, com entidades regionais, nacionais e internacionais, numa perspetiva de valorização recíproca que fomente o desenvolvimento do saber e potencie a capacidade de intervenção na sociedade.

Share this post